Na tarde desta quarta-feira (18), o Barcelona foi até Jequié enfrentar o time da casa pela quarta rodada do Baianão Série B. Em jogo ruim do time de Ilhéus, a equipe acabou sendo superada com tranquilidade pelo adversário e viu suas chances de classificação ficarem complicadas.
O time da casa saiu da frente logo aos 11 minutos de jogo, em vacilo grotesco da zaga do Barça, o atacante Rodrigo saiu cara a cara com o goleiro para abrir o placar. O Barcelona chegou a empatar o jogo aos 27 minutos. Após bola levantada na área, o atacante Magno Alves foi derrubado pelo zagueiro e o árbitro assinalou pênalti, batido e convertido por Kleyton Domingues.
O segundo tempo começou com maior domínio do time da casa, logo aos 3 minutos o meia Guga do Jequié driblou três zagueiros com facilidade e chutou forte no canto de Léo Paredão. Com a vantagem no placar o time da casa cozinhou a partida o quanto pode e enervou o time do Barcelona que não se encontrava em campo.
Enquanto o time de Ilhéus insistia nas jogadas aéreas e tentativas de bola parada, o ADJ procurava os contra ataques e achou o seu terceiro gol desse jeito. Já no apagar das luzes, aos 46 minutos, o atacante Rodrigo foi lançado, acionou Guga na esquerda e recebeu novamente na área livre, só com o goleiro na frente, para fechar o caixão.
Com a derrota, o Barcelona se complicou na competição e caiu para quinto colocado, com a mesma pontuação do Canaã, mas com menos saldo de gols. O time volta a campo no próximo domingo (22), quando enfrenta o Colo Colo no clássico ilheense, para decidir a fase de grupos da competição.
Na última rodada A UNIRB enfrenta o lanterna Portela, que não fez nenhum gol na competição, e deve garantir facilmente a primeira vaga. A disputa pela segunda vaga está completamente em aberto:
O Colo Colo recebe o Barcelona no clássico ilheense no Estádio Mario Pessoa e precisa de uma vitória para conseguir a classificação ou um empate, desde que o Jequié perca o jogo. Em caso de vitória do ADJ, o Tigre terá obrigatoriamente que vencer e superar o concorrente nos critérios de desempate.
O Barça ainda tem chances de classificação se vencer bem o Colo Colo e o Jequié perder ou empatar com o Canaã, a decisão nesse caso ficaria nos critérios de desempate.
O Jequié precisa de uma vitória contra o Canaã e torcer por uma derrota ou empate do Colo Colo para classificar. O ADJ também pode empatar, desde que o Tigre também empate seu jogo ou o Barcelona vença com vantagem mínima de gols.
Já o Canaã precisa de uma combinação de resultados. Primeiro precisa vencer o Jequié e depois torcer por empate ou vitória do Barcelona no clássico de Ilhéus. O classificado sairia nos critérios de desempate.
Com 8 pontos, o UNIRB pode ficar de fora da decisão em caso de derrota ou empate com o Portela e vitórias de Colo Colo e Jequié em suas partidas. Outra possibilidade seria perder para o Portela e empatar em pontos com Canaã ou Barcelona e a decisão ficaria nos critérios de desempate.