Considerado uma das armas mais eficientes contra a vassoura de bruxa, o biofungicida Tricovab será apresentado oficialmente pela Ceplac, no Dia Internacional do Cacau, no próximo dia 16.
O Tricovab é um agente natural, desenvolvido a partir do fungo Trichoderma stromaticum, antagônico ao Moniliophtora perniciosa, que provoca a vassoura. É uma solução desenvolvida pelos pesquisadores da Ceplac e representa, além do controle biológico da vassoura-de-bruxa, a garantia da correção ambiental, já que até sua embalagem é biodegradável, não oferecendo riscos à saúde das pessoas nem ao meio ambiente.
“A Ceplac dá à sociedade uma resposta efetiva na questão da sanidade vegetal. Porém, muito mais que isso, com um produto ambientalmente correto”, afirma avalia o suprintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.
Serão distribuídos 10.240 quilos do biofungicida para os produtores indicados por técnicos da instituição, desde que adotem o pacote tecnológico recomendado pela Ceplac. Serão contempladas 640 propriedades (dois hectares por fazenda) em 30 municípios.