Preocupado com o baixo número de estudantes da região cacaueira em cursos mais concorridos como o de Medicina na Uesc, o vereador Jerbson Moraes convidou o professor Dorival Filho para debater na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na próxima quarta-feira (12), a partir das 16 horas, a inserção do bônus regional na universidade.
O intuito do bônus é ofertar uma percentagem de vagas em cursos de nível superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para estudantes que estudaram em escolas de regiões próximas à universidade. Algumas instituições do país de estados como Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco entre outros já adotam esse sistema.
De acordo com Jerbson Moraes, “Atualmente o número de estudantes da região no curso de Medicina é baixo. Precisamos que essas vagas sejam preenchidas por alunos da região. Esse curso não tem gerado investimento para a cidade, nesse sentido”. “Precisamos que a UESC acate essa política para que nossos jovens possam concorrer a vagas não só neste curso como em outros também. Por isso convoco a população para estar presente no plenário e debater essa pauta que é de interesse de todos nós”, ressaltou o parlamentar.
A proposta não é novidade na cidade, no ano passado o pré-candidato Cacá Colchões chegou a falar sobre o assunto. Na época Cacá disse que pretendia propor à UESC e à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que tem campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, a implantação do Sistema de Cotas Regionais, em que o aluno receberá bônus de “20%” sobre a nota do ENEM. Dessa forma, candidatos que cursaram o ensino médio em escolas com distância de até 150 km do Campus da UESC e UFSB, possuirão uma “vantagem” em relação aos demais.
Até 2018, sete universidades brasileiras já ofereciam benefícios no Sistema de Seleção Única (Sisu) aos candidatos de medicina que tenham estudado em escolas próximas aos campi. Em cinco delas (Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Unipampa), são atribuídos bônus de 5% a 20% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para esses estudantes.