O Brasil recebeu na manhã desta terça-feira, 22, o primeiro lote da vacina contra a covid-19 da Janssem, com 1,5 milhão de doses. A vacina se destaca por ser o único imunizante de dose única que integra o Plano Nacional de Imunizações (PNI) no combate à pandemia.
O avião que trouxe o lote aterrissou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). No local, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga comentou a chegada do imunizante. “Mais 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro…Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização”.
Este primeiro lote é fruto de uma antecipação de entrega das doses do imunizante da Janssen, cuja as 38 milhões de doses compradas pelo Brasil estavam previstas para o último trimestre. O esperado era que era 3 milhões chegassem ao país na semana passada, mas sem detalhar o motivo, Marcelo Queiroga apenas disse que “lamentavelmente, não foi possível a chegada”.
Queiroga também falou sobre a campanha de vacinação do Brasil. O país conta com pouco mais de 11% da população completamente imunizada. “Já atingimos a meta de 40% da população brasileira acima dos 18 anos com a 1ª dose. Em setembro, teremos a população acima de 18 anos imunizada com a 1ª dose da vacina contra a covid19. É a esperança de por fim ao caráter pandêmica desta doença”, disse o ministro
Na última semana, a Anvisa aprovou a extensão da validade da vacina, que passou de três meses para quatro meses e meio. [A Tarde]