ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

BURAQUEIRA HISTÓRICA EM ILHÉUS

Foto: Paulo César Coutinho.
Foto: Paulo César Coutinho.
Como vir a Ilhéus e não visitar o nosso Cristo redentor? Como visitar a terra da Gabriela sem conhecer de perto o bar símbolo da obra Amadiana, o nosso Vesúvio? Como ousar pisar os pés na terra sagrada da princesinha do sul, sem contemplar empiricamente a beleza arquitetônica da catedral de São Sebastião?
Seria quase um sacrilégio. Afinal de contas, são símbolos da nossa Ilhéus, e sempre estarão por aqui, presentes, para agraciar os sentidos de quem se aventura por essas bandas das terras do sem fim.
Pois bem, devido à sua onipresença, há mais de seis anos, alguns buracos presentes na avenida Canavieiras, estão quase sendo tombados pelo patrimônio histórico do município, e em breve passarão a compor o itinerário turístico da cidade.
Passar pela citada avenida e não encontrá-los é algo tão improvável quanto contemplar a baía do Pontal e não vislumbrar o morro de Pernambuco.
E quando chove? Aí o espetáculo ganha contornos especiais, pois os buracos históricos enchem-se de água, oferecem mais emoções aos condutores de veículos, pois ficam submersos, aumentando o risco de transitar por lá. Haja adrenalina.
Além de, vale ressaltar, propiciarem singulares banho de lama medicinal empoçada aos cidadãos, quando os ônibus passam pelo ponto situado próximo ao referido buraco, fazendo jorrar uma surpreendente cachoeira nos que ali estão, esperando passar os coletivos.
Um espetáculo da natureza que só se vê em Ilhéus…