O Instituto Butantan abriu hoje (16) o pré-cadastro de voluntários interessados em participar de estudos clínicos com a ButanVac, a vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pelo Butantan e um consórcio internacional.
Os interessados em participar de testes com essa vacina podem se inscrever por meio do site do Instituto dedicado aos ensaios clínicos da ButanVac. Publicado no endereço butanvac.butantan.gov.br, o portal traz informações sobre o imunizante e seus diferenciais, a tecnologia empregada para seu desenvolvimento e produção, e informações sobre o estudo clínico.
Para uma vacina ser aplicada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a segurança e a eficácia do imunizante. Os testes em humanos com a ButanVac foram divididos em três fases: fase A, fase B e fase C.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, neste momento, apenas a realização da fase A, a primeira etapa dos testes em humanos, da qual vão participar 418 voluntários. Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
O estudo todo deve durar em torno de 17 semanas, estima Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Ele também informou que o instituto já possui 8 milhões de doses estocadas da ButanVac. Em outubro, a expectativa é ter 40 milhões de doses prontas para o uso.