Na manhã desta quinta-feira (17), a Caixa Econômica Federal liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A concessão do benefício será para as pessoas vítimas das enchentes do final do ano passado.
Ao se inscrever, o usuário poderá colocar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou outros bancos para receber o benefício, sem custos adicionais. O pedido poderá ser feito no próprio celular, pelo aplicativo do FGTS. No app, na opção “Meus Saques”.
Passo a passo:
Fazer o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro;
Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;
Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Documentos necessários:
Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Segundo as informações, moradores que já tiveram os endereços reconhecidos pela Defesa Civil do município, já podem solicitar a prerrogativa. A quantia máxima retirada será de R$6.220,00 reais. É necessário que o beneficiário possua saldo positivo na conta do FGTS e não tenha feito nenhum saque no tempo inferior a 12 meses pelo mesmo motivo.
Segue abaixo a lista com os nomes dos municípios:
Ubaíra, Porto Seguro, Wenceslau Guimarães, Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela , Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Itapitanga, Itapé, Ubaíra ,Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.