Foi votado e aprovado no plenário da Câmara de Ilhéus nesta última terça-feira (5), a criação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher. O Projeto de Lei nº 88/2023, não prejudica as diretrizes previstas na Legislação Federal e Estadual.
O vereador Éderjunior dos Anjos informou que “a implementação das ações de atenção à saúde da mulher contarão sempre que for necessário, com campanhas educacionais e ações de assistência social”, explicou.
Os objetivos fundamentais do programa estão entre a redução e prevenção da mortalidade materna e perinatal, a redução e prevenção da morbimortalidade por câncer ginecológico, a redução, prevenção e controle da mortalidade por doenças sexualmente transmissíveis, prevenção, acompanhamento e tratamento de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
A estratégia municipal de atenção integral à saúde da mulher caracteriza-se por ações educativas, preventivas, curativas e por atendimento humanizado, com articulação em todas as fases de suas vidas abrangendo a assistência clínico-ginecológica; assistência pré-natal ao parto e ao puerpério; atenção à adolescência; atenção às etapas de climatério e da terceira idade e planejamento familiar.