Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Vereadores de Ilhéus terá sessão especial para discutir o Abril Indígena. O debate acontecerá na próxima quinta-feira (28), às 16h, no plenário Gilberto Fialho e contará com a presença de diversas lideranças dos povos originários e de representantes de entidades representativas que apoiam a causa indígena e a demarcação de seus territórios.
De acordo com Cláudio Magalhães, primeiro indígena eleito vereador no município e autor do requerimento que viabilizou a sessão, o cenário atual para indígenas no Brasil é bastante desfavorável. “Assim como nos últimos anos, 2022 teve um início dramático para os brasileiros e se mostra especialmente desafiador aos povos indígenas, que permanecem mobilizados na defesa de seus direitos”, justificou.
O vereador ainda lembrou que no país tem mais de 800 terras indígenas não demarcadas e as ameaças em virtude da não demarcação são inúmeras, com invasões, desmatamentos e perseguições de lideranças. “Por esse motivo, este ano vamos colocar em pauta o tema: “Retomando o Brasil, Demarcar Territórios e Aldear a Política”. Aqui em Ilhéus, temos nosso povo Tupinambá, muito participativo e atuante nas políticas de nosso município, nesse sentido será muito importante termos esse debate na casa legislativa”, concluiu.
A sessão especial também será transmitida pelas redes sociais da casa legislativa ilheense.