Na noite da última segunda-feira (10), no Teatro Municipal de Ilhéus, aconteceu a 11ª Sessão Especial de outorga do título de Cidadão Ilheense, realizado pela Câmara de Vereadores. A solenidade faz parte do calendário de fim de ano da Casa Legislativa e concede a honraria para pessoas de variados setores da sociedade local e de cidades próximas em virtude dos serviços de relevância prestados no intuito de desenvolver o município e que contribuem para o crescimento econômico e social de Ilhéus.
De acordo com o presidente do Legislativo, Lukas Paiva, “A entrega de títulos é uma forma de valorizarmos a expressiva contribuição de pessoas que cooperam para o desenvolvimento de nossa cidade. A Câmara, e todos os vereadores, se sentem honrados em prestar essa homenagem”. Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário durante sessão.
A solenidade de entrega dos títulos foi iniciada com a formação da Mesa Diretora, e também com a confirmação da presença dos vereadores. Além dos vereadores que compõe a Mesa Diretora, fizeram parte da mesa principal, o vice-prefeito José Nazal Pacheco, o deputado estadual Rosemberg Pinto e Sérgio Souza, representando o prefeito Mário Alexandre. Um dos pontos altos do evento, aconteceu durante a entrega do título ao Sr. Acelino Prudente de Moraes Neto, homenageado do vereador Luiz Carlos e pai do edil Jerbson Moraes. Durante seu discurso, o Sr. Acelino emocionou o público com a sua trajetória de vida. Além deste outro grande momento da noite foi a entrega da homenagem dos servidores do Legislativo ao presidente Lukas Paiva.
Um título de Cidadão Honorário é um título honorífico concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas não naturais de um município, mas que ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.