ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CAMINHADA EM ILHÉUS REFORÇA LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na manhã desta sexta-feira (17), Ilhéus testemunhou uma significativa mobilização social com a Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento buscou sensibilizar a comunidade e engajá-la na luta pela preservação dos direitos das crianças e adolescentes. A concentração teve início na praça Guadalajara, com o percurso seguindo pela Avenida Canavieiras, Rua Visconde de Mauá, Praça Cairú, Marquês de Paranaguá, culminando na praça Dom Eduardo, em frente à Igreja Catedral de São Sebastião.

Cerca de 500 pessoas participaram da caminhada, incluindo alunos das escolas municipais Banco da Vitória, Sérgio Carneiro, Malaquias Reis, Heitor Dias, Instituto Municipal de Ensino (IME) e Sá Pereira. O evento contou também com a presença de equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, representadas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas/PAEFI e Creas/Medidas) e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Norte, Vilela, Olivença, Sul, Oeste e Salobrinho. Participaram ainda integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Conselho Tutelar, representantes da Câmara de Vereadores e as titulares das Secretarias de Educação e Políticas para Mulheres, Eliana Oliveira e Carla Serafim, respectivamente.

Paula Alfaya, gestora da Proteção Básica, destacou a importância da conscientização e do compromisso da população na campanha Maio Laranja. “A visibilidade da campanha e o engajamento da comunidade são fundamentais para criarmos um ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O movimento integra as ações do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de menores. Na quinta-feira (16), ocorreu o Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no auditório do Colégio Arléo Barbosa. O fórum reuniu representantes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, da Secretaria de Gestão e Inovação, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Relações Institucionais, além da juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Sandra Magali, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jaques Rodrigues, representantes do Conselho Tutelar Norte, Sul e Centro Oeste, e a advogada da Ethos Humanus Consultoria, Nete Gomes.

Durante o fórum, foi apresentado um panorama dos atendimentos e acompanhamentos realizados pelo Creas/Paeafi em 2023 e 2024, incluindo dados sobre as crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual. A empresa Ethos Humanus Consultoria também explanou sobre o Programa de Prevenção da Exploração Sexual (PPES), que busca enraizar a cultura de respeito e proteção dos jovens em Ilhéus.

Ao longo dos meses de abril e maio, diversas atividades foram promovidas, como palestras em escolas municipais, campanhas de adesivagem e ações de conscientização em vários bairros. Essas atividades reforçam a responsabilidade coletiva na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.