ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CAMPANHA CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE É INICIADA NO SÁBADO EM ILHÉUS

Foto: Gidelzo Silva.
Foto: Gidelzo Silva.

Nos dias 8 e 22  de novembro, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) desenvolve a Campanha Nacional Contra Sarampo e Poliomielite, nas unidades de saúde espalhadas na zona urbana de Ilhéus, sempre das 8 às 17 horas. 

Já na zona rural, a previsão para início da vacinação é o próximo dia 10, prolongando-se até o dia 28, oferecendo também o HPV para meninas de 11 a 13 anos de idade. O secretário de Saúde, Antônio Ocké, informa que é imprescindível a apresentação da caderneta da criança, para avaliação profissional quanto às vacinas que deveram ser aplicadas.

Além de afirmar a importância destas vacinas para as crianças, Antônio Ocké ressalta que, embora a campanha na zona urbana seja realizada em dois dias, durante a semana as vacinas continuarão disponíveis de segunda a sexta-feira, também das 8 às 17 horas.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença causada pelo vírus polioenterovírus, que traz consequências graves para a criança, inclusive, com sequelas que perduram por toda a vida, entre elas a impossibilidade ou grande dificuldade para se movimentar. A vacina deve ser aplicada em crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias. Já o sarampo, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, que se manifesta por alterações marcantes da pele, e compromete vários outros órgãos do corpo. Os principais sintomas são: febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite, sendo importante vacinar as crianças a partir de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Postos de vacinaçãoNos dois dias oficiais de campanha, as unidades de saúde que estarão atendendo o público infantil são as seguintes: no centro, CAE III (SESP), Almiro Vinhaes (avenida Princesa Isabel), Posto Saúde da Família (PSF) do bairro da Conquista, e PSF do bairro do Basílio; na zona norte, Centro Saúde do Iguape, Centro Social Urbano (na Barra), e Posto Sarah Kubistchek, no bairro do Malhado; na zona Sul, Centro de Saúde Herval Soledad (Pontal), PSF do Nelson Costa, Centro de Saúde do Hernani Sá, PSF Ilhéus II, e PSF Nossa Senhora da Vitória; zona oeste, Centro de Saúde Euler Ázaro, no Teotônio Vilela, PSF Vilela III (Praça), PSF do Salobrinho e Centro de Saúde do Banco da Vitória.