O Campus universitário Professor Soane Nazaré de Andrade, que abriga a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no bairro de Salobrinho, em Ilhéus-BA, comemora, hoje (22) 47 anos de fundado. E atualmente passa pelo seu maior desafio desde a sua fundação em 1974, uma pandemia global que paralisou, parcialmente, as suas atividades.
No entanto, nesse mesmo período foram intensificadas as atividades de manutenção, novas obras essenciais, ampliação e inovação das áreas dispersas e interiores do campus. E as atividades de manutenção e obras essenciais, de ampliação e inovação das áreas dispersas e interiores do campus não foram interrompidas.
Para tentar conter a disseminação do coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, por iniciativa do reitor Alessandro Fernandes de Santana, juntamente com o seu Vice-Reitor, Mauricio Santana Moreau, todas as atividades acadêmicas e administrativas, exceto aquelas consideradas essenciais, passaram a ser desenvolvidas de forma remota.
As empresas terceirizadas que atuam no Campus estão obrigadas a disponibilizar aos seus funcionários os equipamentos de proteção individual, como luvas, toucas e máscaras. E elas estão orientadas a dispensar imediatamente os funcionários que apresentem sintomas característicos de infecção com o vírus para que procurem acompanhamento médico.
Já foram realizadas a recuperação completa da cobertura do Galpão da Agroindústria, do Galpão da Gráfica e Almoxarifado, a execução da recuperação completa do Museu do Cacau, situado na antiga sede do ICB, no centro de Ilhéus.
Também foram realizadas pinturas das fachadas do Pavilhão Jorge Amado e do Pavilhão Adonias Filho. Outra importante obra que está sendo executada, atendendo aos apelos da comunidade acadêmica, é a implantação das calçadas acessíveis no Campus, atendendo aos requisitos estabelecidos para conforto e segurança no trânsito de pedestres, adequada para pessoas com limitações de locomoção em geral, especialmente cadeirantes e cegos.
Mais do que uma estrutura física, muito mais do que um território em que protagonistas diversos, estão em ação, construindo, erguendo e produzindo saberes. A universidade dialoga, transforma e defende ideias e ideais, ligando o mundo e o tempo em sonhos e fazeres.