O candidato a vereador pelo PSB em Ilhéus, Maurício Galvão, promoveu uma reunião importante com o objetivo de discutir o futuro do Porto de Ilhéus e suas relações com a cidade. O encontro contou com a participação da candidata à prefeita de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, do Diretor Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Antônio Gobbo; o Diretor Empresarial e de Relações com o Mercado, José Demetrius; o gerente do Porto de Ilhéus, Gilberto Rodrigues; e de Bebeto Galvão.
Durante a reunião, o grupo discutiu os desafios enfrentados para fortalecer a conexão entre o porto e a comunidade local, além de questões relacionadas aos trabalhadores portuários. O candidato Maurício Galvão reafirmou seu compromisso em ser um defensor ativo das necessidades do porto, destacando a importância do equipamento para a economia local, que gera emprego e renda para o município.
AÇÕES COMO GERENTE DO PORTO
Engenheiro Florestal de formação, Maurício Galvão já atuou como gerente do Porto de Ilhéus e deixou o cargo para se candidatar a uma vaga na Câmara de Vereadores. Durante sua gestão, iniciada em julho do ano passado, ele liderou avanços significativos na infraestrutura portuária e na eficiência operacional.
Sob a sua liderança, o Porto registrou um crescimento expressivo em 2023, movimentando 527.713 toneladas de carga, a maior movimentação desde 2008, e alcançando um faturamento de R$ 14.800.847,57. Esses números representam um aumento de 30,66% na movimentação de cargas e um crescimento impressionante de 152,1% no faturamento em comparação a 2022. O porto se destacou no comércio de cacau, soja, minérios como níquel e também na recepção de navios de cruzeiros.
Outro marco significativo durante sua gestão foi a licitação para os serviços de dragagem, realizada este ano, no valor estimado de R$ 27 milhões. A empresa contratada será responsável pela manutenção nas áreas do canal de acesso interno e berços de atracação, além de melhorias estruturais e implementação de novos equipamentos. Essas iniciativas não apenas garantirão a fluidez das operações portuárias, mas também fortalecerão a integração econômica de Ilhéus com o Brasil e o mundo.