ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CAPACITAÇÃO VIABILIZA IMPLANTAÇÃO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM ILHÉUS

Técnicos das secretarias de Saúde (Sesau) do município de Ilhéus e do Estado da Bahia (Sesab) ministraram curso de capacitação técnica para os profissionais que dão suporte à rede da atenção básica visando a implantação do prontuário eletrônico em unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O evento aconteceu nesta quarta-feira, para os técnicos dos municípios de Una, Canavieiras, Santa Luzia, Arataca e Mascote, e hoje, dia 1º de fevereiro, a capacitação ocorre para os técnicos de Ilhéus.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é destinado pelo Ministério da Saúde, através da plataforma E-Sus AB, a municípios cujas Unidades Básicas de Saúde são informatizadas, possuem algum grau de conectividade e contam com profissionais capacitados para apoiar sua implantação. O serviço possibilita a integração das avaliações médicas, de enfermagem e do técnico de enfermagem, o agendamento de consultas e classifica o nível de risco do paciente, entre outros procedimentos.

A diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Patrícia Santana, revela que em Ilhéus já existe um projeto piloto do prontuário eletrônico na Estratégia de Saúde da Família no Bairro Ilhéus II, que atende a cerca de mil pessoas. A unidade já serve como referência para o estágio multiresidência dos cursos da Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

Patrícia Santana informa que a rede de atenção básica de Ilhéus possui 23 Estratégias de Saúde da Família, na zona urbana e na zona rural. Segundo disse, o plano estabelecido pela secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, é implantar o sistema de prontuário eletrônico em todas as ESFs até o final deste ano.

Para a diretora da Atenção Básica, o prontuário eletrônico promove e moderniza o atendimento integrado ao paciente e transforma a assistência mais humana e favorece a otimização, “que é o que chamamos de tempo de resposta”, acrescenta. Além de proporcionar suporte clínico com tecnologia avançada, o PEC individualiza os dados dos cidadãos, reduz as fichas e objetiva as informações.