ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CARNAVAL NOS BAIRROS AGITOU FINAL DE SEMANA ILHÉUS

As Muringuetes. Foto: Clodoaldo Ribeiro.

Cada vez mais, os blocos de rua ganham força nos bairros, através da iniciativa dos próprios moradores de promover sua folia, como aconteceu neste fim de semana. Mesmo com o sol escaldante do sábado (23), a galera que foi prestigiar o bloco tradicional “As Muringuetes” no Pontal não desanimou.

Por volta das 12 horas, o Pontal já recebia uma multidão de pessoas para desfilar ao som do cantor Abdias (banda Chupeta de Ganso). O bloco sem cordas arrastou uma grande quantidade de homens travestidos de mulheres, levando alegria e descontração por onde passavam. Os foliões acompanharam o cortejo pelas principais ruas do bairro, que só terminou às 22 horas.

O carnaval alternativo do bairro Hernani Sá manteve a tradição, com desfiles de blocos para todos os públicos. No sábado (23), a banda Lê Bandê agitou a comunidade cantando os clássicos do axé, pelo bloco da família, que desfilou no circuito Sylvio Silva (eixo principal). Neste dia, as marchinhas tiveram espaço também na folia.

Família – No domingo (24), o destaque foi para o bloco Pirulito, que animou a criançada, acompanhadas pelos seus pais. Segundo o Presidente da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Adilson Conceição, a maior parte dos blocos eram da comunidade. A folia recebeu uma média de quatro mil pessoas por dia, incluindo moradores e visitantes. “A comunidade faz toda a diferença, o carnaval é feito para a família, com atrações que atendem desde o público infantil até a terceira idade”, disse.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, fez questão de participar da manifestação momesca. Presente todos os anos no bloco Os Caretas, o prefeito destacou o resgate do carnaval de outros tempos. “A criatividade e a alegria do nosso povo enfeitaram o carnaval em diversos bairros de Ilhéus. Faço questão de prestigiar as agremiações carnavalescas, visitar os amigos e, sobretudo, celebrar a paz e o amor com muita alegria e descontração, afinal Carnaval é isso”, declarou.

Sobre a não realização do carnaval oficial, o prefeito enfatizou que o município precisa conter despesas neste momento, mas que a avenida Soares Lopes será ocupada de forma espontânea pelos foliões, no sábado e domingo do feriadão, dias 2 e 3 de março. A Prefeitura irá garantir os serviços essências de saúde, trânsito e segurança.