A Casa Jorge Amado, um dos principais patrimônios culturais e turísticos de Ilhéus, foi invadida e furtada na madrugada desta sexta-feira (4). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com a gestão municipal, um levantamento está sendo realizado para apurar os danos materiais e os itens subtraídos do local, que funciona como espaço de memória e preservação da vida e obra do escritor Jorge Amado, um dos maiores nomes da literatura brasileira.
As autoridades de segurança pública foram acionadas e as providências legais estão sendo tomadas. A Polícia Civil deve conduzir as investigações para identificar os autores do crime.
Em nota oficial, a Prefeitura de Ilhéus repudiou o ato de vandalismo e lamentou o ocorrido. “A administração municipal reafirma seu compromisso com a preservação da memória e da história de Ilhéus, e repudia qualquer ação criminosa contra o patrimônio cultural da cidade”, destacou o comunicado.
A Casa Jorge Amado está localizada no coração do Centro Histórico de Ilhéus e recebe visitantes do Brasil e do mundo, sendo um dos pontos turísticos mais emblemáticos do município.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre suspeitos ou prisões relacionadas ao crime.