A CBF fez uma proposta de acordo para que a Portuguesa aceite a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e dispute a Série B em 2014 em troca de R$ 4 milhões de adiantamento financeiro – o valor seria devolvido em 2015 em pagamentos de dez parcelas. A informação é da emissora ESPN. Segundo o canal, a Portuguesa já teria decidido não aceitar a oferta.
Pelo acordo de seis cláusulas, enviado pela CBF em 13 de janeiro, a Portuguesa desistira de qualquer ação na Justiça Desportiva e também na Justiça Comum. A terceira cláusula diz que o valor de R$ 4 milhões seria antecipado da cota por participação em campeonato.
O contrato prevê ainda confidencialidade sobre o acordo.
O Brasileirão segue com indefinições – torcedores foram à Justiça e já existe uma liminar que suspende a decisão do STJD. No entanto, outra liminar, no Rio de Janeiro, exige que a CBF cumpra a decisão do tribunal esportivo. Caso a punição à Portuguesa seja mantida, o time paulista cai à segunda divisão. Caso a decisão seja revertida, o Fluminense, que inicialmente havia sido rebaixado e se beneficiou com a situação, irá para a Série B.