Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações
As chuvas torrenciais que têm assolado Ilhéus nos últimos dias têm superado todas as expectativas, causando sérios transtornos e demandando uma resposta urgente por parte das autoridades municipais. Desde o dia 15 até o dia 27 de abril, a precipitação acumulada ultrapassou os 550 milímetros, com registros de concentrações superiores a 120 milímetros em apenas um dia, como ocorreu na última sexta-feira (26), quando foram registrados 122,94 mm de chuva na cidade.
A intensidade das chuvas tem gerado um aumento exponencial das demandas da população, especialmente dos moradores de áreas vulneráveis. No entanto, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) têm trabalhado incansavelmente para atender a todos os chamados de emergência. Os cidadãos podem contatar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73 97400 7521) ou ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Segundo relatório emitido pela Defesa Civil de Ilhéus no sábado (27), as chuvas têm saturado o solo, resultando em uma significativa quantidade de ocorrências, incluindo movimentação de massa, deslizamentos de terra e queda de árvores. Em resposta a essa situação crítica, a Defesa Civil de Ilhéus está operando em regime de plantão, com equipes intercaladas trabalhando 24 horas por dia. O apoio de brigadistas, da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Serviço Social tem sido fundamental para abrigar populações afetadas e fornecer assistência emergencial. Bem como da Embasa e da Coelba.
Até o momento, mais de 80 ocorrências foram atendidas, e medidas preventivas, como limpeza de canais, mapeamento de áreas de risco e aplicação de lonas em áreas vulneráveis, estão sendo implementadas. Além disso, equipes estão dedicadas à limpeza de vias públicas e bueiros em diversos pontos da cidade.
Na comunidade de Sambaituba, equipes da SPS estão oferecendo suporte integral aos moradores, incluindo ação preventiva para realocação das famílias antes do transbordamento do Rio Almada. A gravidade da situação levou à formação de equipes extras para atuar na região. Neste sábado (27), uma das equipes foi direcionada à Lagoa Encantada, levando água mineral para os moradores locais.
No momento, há uma família desabrigada e cinco desalojadas em Ilhéus. A atualização desses números ocorrerá à medida que as equipes retornarem das ruas, onde continuam a atender às ocorrências. A previsão meteorológica para os próximos dias, até 02 de maio, indica uma chuva de 58 milímetros, sendo hoje, domingo (28), o dia de maior concentração, com 19 milímetros previstos.
Para mais informações e para solicitar assistência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil de Ilhéus pelos canais disponibilizados. A colaboração e a compreensão de todos são essenciais neste momento desafiador para a nossa cidade.