Ilhéus bateu o recorde estadual de coleta de sangue para doar à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), conseguindo atrair 3.681 doadores, que lotou as dependências da Maçonaria Regeneração Sul Bahiana, na Praça Rui Barbosa, Centro, nos últimos dias 6, 7 e 8.
Todo o material coletado se encontra armazenado no Banco de Sangue do Hospital São José, e na manhã desta terça-feira, dia 10, será encaminhado ao centro da Hemoba, em Salvador. Posteriormente, todo esse sangue coletado em Ilhéus irá passar por um processamento para produzir hemocomponentes (concentrados de hemácias e plaquetas, entre outros), e daí em diante será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), hospitais estaduais, municipais e federais, além de contratados, com o objetivo de ser fornecido aos pacientes com Leucemia.
Lembra a Superintendente Técnica da Secretaria da Saúde, Gleiciane Birschener, que Ilhéus também bateu o recorde no cadastro de possíveis doadores de medula óssea, cujas fichas ficarão armazenadas na Hemoba para futuros contatos. “Foram três dias de muito trabalho para todos, aos quais agradecemos a disposição, por ter nos proporcionado muita alegria de verificarmos a cada instante o êxito do evento que vai ajudar muitas pessoas em toda a nossa Bahia”, finalizou.