Na tarde desta quarta-feira (18), o Tigre de Ilhéus foi até Teixeira de Freitas enfrentar o Portela no estádio Tomatão. O Colo Colo saiu com uma vitória elástica por 3 a 0 e fez saldo de gols para continuar na briga pelo acesso para a elite do futebol baiano.
Em jogo muito truncado no primeiro tempo, os dois times tiveram pouca inspiração e o placar de 0 a 0 não saiu do lugar. Já no segundo tempo, as alterações feitas pelo técnico Índio surtiram efeito e a entrada do atacante Pedro Augusto mudou a história do jogo a favor do time de Ilhéus.
Em uma bela jogada que começou com Adnel, Pedro Augusto tabelou na entrada da área e saiu na cara do goleiro para estufar as redes do Portela. Pouco tempo depois, uma falta lateral resultou no segundo gol do Tigre, a bola cruzada na área contou com uma grotesca falha da zaga do Portela e o zagueirão Carlos Eduardo escorou para o fundo das redes.
Pedro Augusto ainda faria o segundo dele, o terceiro do Tigre, minutos mais tarde. Em nova jogada de Adnael pela direita, o camisa 9 do Colo Colo cruzou perfeitamente na cabeça de Pedro Augusto que desviou livre de cabeça para fechar o caixão.
Com o resultado, o Tigre assumiu a terceira colocação da competição com 7 pontos e três gols de saldo. O Jequié, que bateu o Barcelona por 3 a 1, é o segundo com a mesma pontuação e saldo de gols, porém com mais gols marcados. Com 8 pontos, a UNIRB lidera o campeonato.
Na última rodada A UNIRB enfrenta o lanterna Portela, que não fez nenhum gol na competição, e deve garantir facilmente a primeira vaga. A disputa pela segunda vaga está completamente em aberto:
O Colo Colo recebe o Barcelona no clássico ilheense no Estádio Mario Pessoa e precisa de uma vitória para conseguir a classificação ou um empate, desde que o Jequié perca o jogo. Em caso de vitória do ADJ, o Tigre terá obrigatoriamente que vencer e superar o concorrente nos critérios de desempate.
O Barça ainda tem chances de classificação se vencer bem o Colo Colo e o Jequié perder ou empatar com o Canaã, a decisão nesse caso ficaria nos critérios de desempate.
O Jequié precisa de uma vitória contra o Canaã e torcer por uma derrota ou empate do Colo Colo para classificar. O ADJ também pode empatar, desde que o Tigre também empate seu jogo ou o Barcelona vença com vantagem mínima de gols.
Já o Canaã precisa de uma combinação de resultados. Primeiro precisa vencer o Jequié e depois torcer por empate ou vitória do Barcelona no clássico de Ilhéus. O classificado sairia nos critérios de desempate.
Com 8 pontos, o UNIRB pode ficar de fora da decisão em caso de derrota ou empate com o Portela e vitórias de Colo Colo e Jequié em suas partidas. Outra possibilidade seria perder para o Portela e empatar em pontos com Canaã ou Barcelona e a decisão ficaria nos critérios de desempate.