Considerada uma doença relacionada ao saneamento ambiental inadequado, a dengue tem a incidência sempre mais elevada em determinados espaços geográficos. Diante disso, uma equipe de combate a Dengue, está realizando um levantamento histórico da situação dos canais pluviais do município.
A ação com coleta de larvas, tem o objetivo de identificar prováveis focos de vetores. Os relatórios após avaliação serão encaminhados para a Secretaria de Serviços Urbanos, (Secsurb) para que a mesma faça a programação de limpeza e manutenção dos canais pluviais.
No bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, a pesquisa foi realizada nos canais pluviais da Av. Sylvio Silva e no Eixo G onde foi notificado um grande foco de larvas de vetores.
em Ilhéus, no ano de 2020 o alto índice de infestação predial do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya assustou. O índice de infestação recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%, Ilhéus chega a 9,7 %. As consequências das doenças causadas pelo Aedes são muitas e o principal alerta é para a prevenção e cuidado. “ A informação está a disposição, falta conscientização da população” afirma Roberto Almeida Reis, coordenador de Controle de Endemias.
O telefone para contato para denúncias e solicitações para a equipe de combate ao Aedes é 3234 2031/ 98837 – 9911.