Morreu na madrugada desta quinta-feira (08), feriado de Corpus Christi, o líder indigenista Tupinambá, Valdenilson Oliveira dos Santos, aos 44 anos.
Cacique Val, como era conhecido, estava internado no Hospital Costa do cacau, após ter sofrido um (Acidente Vascular Cerebral), no último domingo (04), enquanto estava em um bar no distrito de Acuipe, zona sul de Ilhéus, na companhia de seus filhos.
Segundo informações, na segunda-feira (05), a esposa do líder indígena, Cátia, confirmou que ele havia tido morte cerebral e estava sendo mantido vivo por meio de aparelhos médicos. O corpo de Cacique Val será velado na própria aldeia, em Acuipe, e o sepultamento está programado para ocorrer em Olivença, em horário ainda indefinido.
A equipe do site Ilhéus 24h, presta condolências a família e a todo comunidade indígena, que tinha Val como referência. Seu legado como defensor dos direitos indígenas, sua luta incansável por justiça, no sul da Bahia e demais territórios nacionais, serão lembrados e reverenciados por aqueles que o conheciam e admiravam.