ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

COMUNIDADE MARCOU PRESENÇA NA FESTA JUNINA DA APAE DE ILHÉUS

Festejo teve como objetivo arrecadar fundos para a entidade. Foto: Anna de Oliveira.
Festejo teve como objetivo arrecadar fundos para a entidade. Foto: Anna de Oliveira.
A festa junina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, realizada nesta última semana, foi bastante animada e contou com diversas apresentações. Entre elas, a do Grupo de Expressão Corporal da APAE, as quadrilhas do Nossa Senhora da Vitória e Nelson Costa, o casamento na roça, as atrações musicais como o Forró de 3, Sérgio Rabelo,  Dj Rogério e Robertinho Rocha. Pelo menos, 350 pessoas não se intimidaram com o tempo um pouco chuvoso e foram ao evento. A presença da comunidade, como a associação de moradores do bairro Hernani Sá, que apoiou a iniciativa, assim como os mais de quarenta colaboradores solidários, entre empresas de Ilhéus e pessoas amigas da instituição, marcaram a festiva que teve por objetivo arrecadar fundos.
“A APAE é uma instituição que sobrevive com o auxílio da comunidade. O recurso que ela recebe do governo federal, ajuda, mas não é suficiente para atender toda a demanda da instituição”, afirma o presidente Albervan Neves de Almeida ao lado de sua esposa Ademia Almeida. Ele agradece os colaboradores e voluntários e destaca que “mesmo com as dificuldades e falta de recursos, a APAE de Ilhéus é formada por profissionais que contribuem de forma decisiva para o crescimento da instituição”.
De acordo com a diretora geral da Escola Flor de Cacau, a Escola da APAE, Maria Vitória Penalva de Oliveira, “são mais de cem alunos atendidos pela organização. Estamos buscando cada vez mais suprir prioridades como oferecer boa educação, alimentação e prestar serviços de qualidade”. A diretora explica que a instituição, além do ensino com professores da APAE e através da parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ilhéus, oferece serviços como atendimento psicológico por meio de duas profissionais – sendo uma especialista em atenção especial -, fisioterapia, assistência social e educação física através de duas estagiárias coordenadas por ela.

“Temos buscado atrair parcerias e temos encontrado ajuda, por meio de empresas e pessoas solidárias. Recentemente, por exemplo, o Grupo de Expressão Corporal da APAE, que fundamos há dez anos, fez uma apresentação em um seminário do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus. Com isso, conseguimos arrecadar alimentos e recursos. Essa é uma das formas favoráveis que apresentamos para a cidade conhecer o nosso trabalho. A APAE está de portas abertas para apresentações”, destacou Penalva.
O presidente Albervan Almeida, afirma  que “a APAE tem o objetivo de unir pessoas, de manter uma relação cordial, civilizada e afetiva com todas as outras instituições. Profissionais interessados em voluntariado da APAE podem agendar um encontro com a diretoria para uma entrevista. E para ser sócio, qualquer pessoa da comunidade pode colaborar, a APAE convida a todos para virem à nossa sede, na Avenida Eixo Principal do Hernani Sá, e preencher a proposta de sócio”.
Na ocasião, também se fizeram presentes a diretora financeira, Dona Jaldyr Ramos Mendonça, a integrante da diretoria da Escola, Lúcia Pereira, além dos funcionários e equipe pedagógica. A APAE de Ilhéus agradece aos voluntários, patrocinadores pelo apoio ao evento, e a 69ª Companhia da Polícia Militar nas pessoas do Major Gustavo e Capitão Carlos, que enviaram o reforço para garantir a segurança da festa.
Apoiadores: Odair Sena, Minas Norte, Supermercado Jaciana, Ednei Espírito Santo, Kalambal Fogos, Comercial de Fogos São João, Gione, Nina Magazine, Delta Supermercados, Padaria Modelo, Ass. Feirantes de Abastecimento do Hernani Sá, Hotel Canabrava, Supri Service Assistência Técnica em Informática, Opaba Praia Hotel, Cicon Construtora, Carlos Humberto Mendonça, Alberto Albagli, Casa Brasil, Bolos e Delícias, Armarinho Guimarães, Casa do Sorvete, Andrade Multicompras, Ângela Souza, Capitão Vasco, Roque do Sesp, Odailson L. Aranha (Pequeno), Ass. de Moradores do Bairro Hernani Sá, Albatroz Tecidos, Agreste Tecidos, Livraria e Papelaria Grafite, Casa das Embalagens, Cestão da Economia, Supermercado Meira, Fábrica de Gelo, Lanchonete Água na Boca, Doces & Gelados, Maria Alice Albagli, Papelaria Gospel, Unidade Assitencial Casa da União, Personallizy, Cacá Colchões, Edifica Engenharia, Machado e Lino Advogados, A Parceria Contabilidade e Anna Karenina de Oliveira.