A Concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica iniciou, nesta quarta-feira (21), a o serviço de sondagem na capital baiana. Essa é a segunda perfuração de sondagem em terra. A primeira ocorreu no dia 31 de janeiro no município de Vera Cruz e já foi concluída.
A perfuração para coleta de amostras do solo foi realizada em uma área próxima ao terminal do ferry boat. O local onde os fragmentos do solo foram retirados para análise em laboratório será o mesmo lugar da instalação dos pilar da ponte.
Após a finalização dessa sondagem em terra, começará a sondagem no mar. Prevista para iniciar no mês de março, nessa fase serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho. A finalização de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.