Cerca de 200 índios tupinambá ocuparam, durante toda a tarde de ontem (segunda, 05) a praça onde ficam a prefeitura e a câmara de Ilhéus. Desde janeiro à espera de uma audiência com o prefeito Jabes Ribeiro, o grupo passou horas em frente à sede do governo, mas não conseguiu a conversa.
No fim da tarde, os nativos decidiram ocupar o plenário da câmara de vereadores. Lá, se reuniram com o presidente da casa e fizeram rituais.
Na pauta geral dos índios, está o pedido de audiência com o governador Jaques Wagner, a aceleração do processo de demarcação de terras em Una e Ilhéus, além do recuo da justiça no processo de reintegração de um sítio em Acuípe. A área, segundo o cacique Acauan de Santana, abriga escola, posto de saúde e centenas de casas, mas pode ir para as mãos de uma empreiteira estrangeira.
Os índios devem retornar ao centro da cidade nesta terça (06) à tarde. A ponte e as principais ruas do centro podem ser travadas.
Fábio Bomfim, repórter do ILHÉUS 24H, acompanhou toda a movimentação dos indígenas. Para conferir as fotos, clique no leia mais.