Nos dias de hoje, usar a internet no celular quando está fora de casa, sem uma rede Wi-Fi, é bem fácil e simples. Isto é possível graças às conexões 3G, 4G e 5G.
Mas, qual é a diferença entre estas redes móveis? Na prática muda alguma coisa? É isso que é abordado ao longo deste texto. Continue lendo!
O que é internet 3G, 4G e 5G?
Estas siglas com “G” servem nada mais nada menos para classificar e representar as gerações de internet destinadas para os dispositivos móveis – smartphones e tablets. São as redes móveis, vendidas pelas empresas de telefonia.
A cada geração desenvolvida, novos recursos vão sendo disponibilizados, permitindo que as pessoas possam ter um uso mais completo.
Diferenças
Com o passar dos anos, a diferença entre as diversas versões de redes móveis ficaram mais evidentes. Veja a seguir o que muda entre o 3G, 4G e 5G:
3G
A internet 3G é a versão posterior a 2G. Ela entrou em funcionamento a partir do ano 2000, sendo a primeira geração que levou a conectividade de internet aos celulares.
Com isso, as pessoas passaram a entrar em suas contas de e-mail, trocar mensagens com outras pessoas e até mesmo acessar variados sites fora de casa e sem acesso a redes fixas.
Além das novidades já citadas, o 3G passou a permitir a transferência e a troca de vídeos, o uso de aplicativos de localização (GPS) e o download de músicas, filmes e jogos.
Há a previsão de que os servidores 3G, juntamente com o 2G, sejam desligados em um futuro não tão distante. Isso acontecerá porque há tecnologias mais avançadas.
4G
No Brasil, esta tecnologia chegou no ano de 2012. A quarta geração de internet móvel é dez vezes mais rápida se comparada com a anterior.
O 4G permite receber dados em alta definição. Inclusive ele é indicado para quem busca uma conexão rápida para utilizar streamings – seja de música ou de vídeo – e também para jogar on-line.
Atualmente, os celulares e tablets, por mais simples que sejam, contam com suporte para esta tecnologia. As pessoas não têm problemas para se divertir no cassino online PlayUzu usando o seu smartphone, por exemplo.
5G
Já o 5G é, atualmente, a geração de internet mais recente. Ela tem uma velocidade ainda maior, de dez vezes, em relação ao 4G, e aumenta o tempo de uso da bateria, exigindo menos.
Com esta tecnologia, os usuários se conectam com aparelhos como eletrodomésticos, ao mesmo tempo, fazendo o envio de dados em tempo real. Outro ponto extremamente positivo é que a latência nas conexões é bem menor.
De acordo com a Anatel, desde o dia 5 de dezembro do ano passado todos os municípios do Brasil podem receber o sinal 5G.