Na manhã desta segunda-feira (31), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou através das redes sociais que a Copa América de 2021 será sediada pelo Brasil. O acordo foi firmado depois que a Argentina confirmou que não teria condições de sediar o torneio pela piora da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Através de um comunicado do Ministro do Interior, Wado de Pedro, a Argentina fez o anúncio. O país tem aproximadamente 45 milhões de habitantes, e já registrou mais de 3,6 milhões de casos da doença e 76 mil mortes causadas pelo vírus.
Pesou a favor do Brasil a expertise da organização da última Copa América, em 2019 (vencida pela Seleção brasileira). Além disso, outro argumento utilizado foi o fato de o país ter mais estádios em boas condições para os jogos das equipes nacionais sul-americanas. No entanto, o Brasil ja registrou 462 mil mortes pelo coronavírus e em média, confirma 800 novos casos da doença por dia.
“A Copa América de 2021 será disputada no Brasil. As datas de início e finalização do torneio estão confirmadas. As sedes e a tabela serão informadas pela Conmebol nas próximas horas”, disse a Confederação Sul-Americana de Futebol em sua conta no Twitter. Também pela rede social, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “sediar o torneio de seleções mais antigo do mundo”.
Na internet, ja circula muitos comentários negativos relacionados a essa escolha. O narrador Luis Roberto gravou um vídeos em que aparece muito irritado e diz que Copa América no Brasil é uma vergonha: “Tapa na cara dos brasileiros.”
Também circulam vários memes a respeito do que seria o mascote da competição: “Covidinho”, “Cloroquito” e “Cepa América”