ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CONSELHOS POLITICAMENTE INCORRETOS PARA OS JOVENS

JULIO GOMES

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc.
Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc.

Jovens, ouçam o que diz a voz de quem já não tem mais a sua idade, senão em vontade e espírito, e reflitam sobre estas palavras, que se não são sábias, são ditas com todo o coração ainda bem pulsante:

Vão a todas as festas que puderem, sem perder nenhuma. A juventude é passageira e de nada adiantará estar rico aos cinquenta anos se já não tens mais o rosto nem o viço dos vinte. O dinheiro não trará de volta os verdes anos da tua mocidade.

Mas vão para as baladas após o cumprimento de seu dever de estudar ou, se já trabalhas, após o expediente, depois de bem cumprir as tarefas da escola, da universidade ou na empresa, sabendo que desfrutarás de um justo e cabível lazer, e não de um momento de irresponsabilidade ou negligência para com tuas obrigações.

Se você for maior e quiser beber, beba! Se você não beber aos 20, beberá quando, aos 80 anos? Mas não se esqueça de que o limite do uso é o bom uso, e de que todo o excesso cobrará caro o seu preço, muitas vezes na própria festa e na mesma noite em que você passar dos limites. Lembre-se do que diz Silvio Santos em um programa de TV: “É por sua conta e risco!”

Se encontrar alguém interessante, chama, aproxime-se e, se possível, namora! Se não namorar agora, que és jovem e solteiro(a), namorarás quando? Depois de casado, cometendo adultério? Entretanto, se ligue no fato de que há de se respeitar sempre o limite colocado pelo outro(a); e de que cada ato têm suas consequências, que em um descuido podem nos alcançar em forma de DST ou gravidez indesejada, transtornando radicalmente não só a tua própria vida, mas a de muitas outras pessoas que nada tem haver com seus problemas.

Se és jovem e belo(a), cuida de ser ainda mais bonito(a) e sedutor(a). Porém não se esqueça nunca de que a beleza da juventude passará, nem de que ela não encobrirá, por mais do que alguns breves momentos, as imperfeições do teu caráter. Este sim deverá ser ainda mais belo do que teu corpo, porque permanecerá em essência, enquanto que o corpo conhecerá, um dia, a decadência e a volta ao pó.

Jovem: Vive, estuda, namora, malha, cuida e respeita teus pais e avós enquanto os tens, vai às festas, trabalha, dança, beija, curte, cresce em saber e em experiências. A juventude é brisa passageira da manhã, que toca ao nosso rosto sem que possamos retê-la. Aproveite-a!

Entretanto, não se perca nos excessos que tiram de ti a alegria de ser jovem e o brilho da vida, te mergulhando no atoleiro da irresponsabilidade, travando seu avanço pela estrada da vida, irremediavelmente.

Tenha a alegria e a energia de ser jovem. Mas percebe que o amor tem outras formas além que vão além da sexualidade, e que as diversas formas de amor – familiar, carnal, ao próximo ou outra forma – não se excluem entre si.

Vive tua juventude intensa e ardorosamente, mas de uma forma que você possa, um dia, olhar para trás e dizer: não me arrependo daquilo que fiz!