A praça Nourival Cardoso Costa, que fica no Hernani-Sá, zona sul de Ilhéus, foi inaugurada há cerca de 19 anos e agora, começa a apresentar sinais que refletem a falta de planejamento arbóreo.
Raizes de Ficus e Amendoeiras plantadas nos canteiros da praça estão forçando o concreto e danificando não os canteiros como também as calçadas e podem também estar obstruindo o sistema hídrico e a fiação elétrica aterrada.
A espécie Fícus benjamina pertence à família das moráceas, a mesma da amora, do figo e da fruta-pão. Ela é nativa da Ásia, e alcança mais de 30m de altura e 4m de diâmetro.
Especialistas afirmam que seu uso como árvore é indicado para parques e fazendas e em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio do Fícus está proibido.
Em sua última ida ao bairro, para a abertura da urbanização da rua Teresina no Loteamento Santo Antônio de Pádua, onde funcionava o lixão, o Prefeito Mário Alexandre em seu discurso confirmou obras de reforma na localidade.
Agora é necessário ser feita uma avaliação da SEMA, Secretaria do Meio Ambiente em todas as árvores da praça, que ainda é o principal local de lazer da comunidade.