Uma cidadã usou o aplicativo WhatsApp, para denunciar a situação de um esgoto a céu aberto que fica nas imediações da escola municipal Heitor Dias, na Avenida Canavieiras, em pleno centro de Ilhéus. Ela conta que a situação começou nesta terça-feira, 27, sendo que a Embasa foi comunicada do problema, mas até o momento, nada foi feito.
Embora não se tenha conhecimento da quantidade de alunos, o fato é que eles frequentam a Unidade Escolar, correndo riscos de contrair doenças sérias por conta da insalubridade do local.
“Nos dias de chuva, é bem pior. Imagina isso aqui, alaga tudo, a rua fica intransitável e eu e as crianças temos que caminhar em cima do esgoto para chegar até a escola. Sem contar os insetos e o mau cheiro. Isso é desumano e uma afronta aos ilheenses”, reclamou a mulher. Do FRN.
Resposta da Embasa: Embora não seja legalmente responsável por dar resolutividade aos problemas que ocorrem nas instalações sanitárias internas dos imóveis, realizará, de forma voluntária, serviço de desobstrução na Escola Municipal Heitor Dias. A previsão é de que o trabalho seja concluído até amanhã (02).
A Embasa lembra que, de acordo com o Decreto Estadual 7.765/00, que dispõe sobre a ligação de efluentes à rede pública de esgotamento sanitário, são de responsabilidade da concessionária a operação e a manutenção da rede coletora, do ramal predial e da caixa de inspeção localizada no passeio.