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CURSO CAPACITA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INDICADORES DO AUTISMO

Evento será realizado em Itabuna e irá abordar sobre os principais instrumentos na avaliação dos riscos nos primeiros anos de vida.

Entre os dias 10 e 12 de novembro, acontece em Itabuna a Capacitação em Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil. Promovido pela Ápsi Psicologia e Consultoria – em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia (NIIP) – o evento tem o objetivo de iniciar profissionais da área na identificação de distúrbios no desenvolvimento infantil, para que haja a intervenção precoce. Mais informações e inscrições através do e-mail [email protected] e dos telefones (73) 3617-2882 / (73) 98830-9012.

De acordo com a psicóloga Andréa Diniz, facilitadora do curso, a estruturação psíquica da criança ocorre nos primeiros anos de vida, período mais propício para as aquisições do desenvolvimento e à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal. “Durante a capacitação, iremos abordar questões relacionadas aos conceitos fundamentais para o trabalho com a infância, as especificidades dos bebês de zero a três anos, entre outras”, completa.

Durante a primeira infância, considerando bebês de 0 a 3 anos, o cérebro, além dos aspectos emocionais, as expressões e estímulos  são especiais e passam por transformações consideradas importantes. Diante deste contexto, as crianças estão mais vulneráveis e apresentam maior probabilidade em adquirir os riscos psíquicos.

O curso também irá abordar sobre os Indicadores de Risco relacionados ao desenvolvimento infantil, aos Transtornos Invasivos no Desenvolvimento (TID) e do Espectro do Autismo (TEA). “Também serão apresentados os instrumentos de avaliação de risco, entre eles o resultado de duas pesquisas que participei. A Multicêntrica dos Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil – IRDIs – realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Psicologia da USP, e a PREAUT, Multicêntrica Internacional, iniciada na Itália, França, Inglaterra e Brasil”, conclui a especialista.

O protocolo PREAUT tem o objetivo de identificar e medir a confiabilidade e a sensibilidade de indicadores de risco da evolução do autismo antes dos dois anos de idade, disponibilizando os resultados aos profissionais que atuam na área, favorecendo as intervenções precoces e adaptadas. A pesquisa dos Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil – IRDIs – é composta por um questionário com 31 indicadores, sendo 18 validados para a estruturação psíquica (risco pra TID).           

Em relação ao autismo, Andréa Diniz afirma que durante algum tempo a psicologia e a psicanálise acreditaram na origem psíquica, porém atualmente sabe-se que é uma síndrome neuropsiquiátrica que se desenvolve mais em crianças do sexo masculino. “O autismo é um transtorno misterioso que vai atingir o interesse e a iniciativa social da criança, tendo influências no âmbito do desenvolvimento comunicativo, linguístico e emocional, por tanto composto por inúmeros sintomas. Detectar e intervir precocemente são muito importantes, pois com o tratamento psicanalítico é possível retirar a criança do Transtorno do Espectro do Autismo”, destaca.         

Para a psicóloga Alexsandra Moura, coordenadora da Ápsi, o evento torna-se essencial aos estudantes e profissionais de educação e saúde. “Desde abril desse ano, há uma discussão bastante polêmica sobre a obrigatoriedade do SUS em adotar protocolo com padrões para a avaliação de riscos ao desenvolvimento psíquico de crianças de até dezoito meses de idade. O curso irá discutir sobre esse assunto, apresentará os conceitos essenciais para compreender e atuar com os indicadores, além de proporcionar a atualização dos profissionais que lidam diretamente com o desenvolvimento infantil”.