Será oferecido em Ilhéus o curso Básico de Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de capacitar profissionais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para o relacionamento com pessoas surdas e mudas. As atividades ocorrem a partir desta quarta-feira, dia 29, e vão até a sexta-feira, dia 31, no período das 16 às 18h15, e em dois sábados (1º e 15 de fevereiro), das 8 às 11 horas, no SAC.
O curso será ministrado pelas intérpretes Elisângela Coelho Rosa e Maria Angélica Rocha Castro Silva e terá carga horária de 40 horas, com certificação para os participantes. As instrutoras da rede municipal seguirão uma ementa, que inclui informações sobre Legislação, Alfabeto Manual e Numerais, configurações de Mão, Parâmetros da Língua de Sinais, tipos de frases em libras, identificação pessoal, saudações, calendário, advérbios de tempo, verbos, sinais referentes a documentos pessoais, lugares públicos, casa e escritório, profissões, bairros de Ilhéus, antônimos e pronomes interrogativos.
Conforme explica a Diretora do Centro de Referência e Inclusão à Escola (CRIE), Jorsinai de Argolo Souza, os deficientes audiovisuais estão ganhando mais espaço, indo às ruas ou órgãos públicos, surgindo daí, a necessidade de difusão da linguagem, facilitando o atendimento. “O curso dá a possibilidade de ampliar o conceito de inclusão social, despertando no empresário e na comunidade a necessidade de se fazer atividades inclusivas; é também uma forma de conscientizar a população e chamar a atenção de que se deve criar melhores condições para quem possui algum tipo de deficiência”.