Na última quarta-feira (24), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus deu um passo significativo na modernização de suas práticas de segurança. No auditório da Prefeitura Municipal, foi realizado o Curso I de Nivelamento com Tecnologias não Letais, ministrado pelos instrutores Wandercio Paiva e Dorian de Almeida.
O objetivo do curso foi capacitar os agentes da GCM no manuseio e utilização dos dispositivos elétricos incapacitantes, conhecidos popularmente como “tasers”, recentemente adquiridos. Essa tecnologia não letal promete trazer inúmeras vantagens para o trabalho da GCM, tais como a redução de danos, a prevenção de ferimentos, a eficiência na resolução de incidentes e, principalmente, a diminuição do uso da força letal.
Além da capacitação, dois agentes foram selecionados para participar de um curso formador no Rio de Janeiro, com o intuito de capacitá-los para instruir seus colegas. Todo o investimento nessa atualização veio dos cofres municipais, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a segurança pública e o bem-estar dos seus agentes.
Essa não foi a única iniciativa da Prefeitura para fortalecer a atuação da GCM. Além dos tasers, foram adquiridos quadriciclos, viaturas de duas e quatro rodas, bicicletas e diversos outros benefícios para os servidores da guarda. Essas medidas refletem o comprometimento da gestão municipal com a segurança e a tranquilidade da população ilheense.