A Faculdade de Ilhéus retomou as atividades letivas de 2014 com mais entusiasmo ainda em virtude dos bons resultados obtidos, no contexto geral, nas avaliações de seus cursos feitas pelo Ministério da Educação (MEC), até o ano de 2013. Os últimos relatórios elaborados pela comissão de avaliadores do MEC atribuem o conceito máximo 5 (cinco) ao curso de Ciências Contábeis e o conceito 4 (quatro) ao curso de Administração.
Considerando que a escala de conceitos, vai de um a cinco, a comunidade acadêmica tem muito a comemorar nos onze anos de existência da Faculdade de Ilhéus, diante do desempenho dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Embora autorizado o seu funcionamento, somente o curso de Psicologia ainda não foi conceituado pelo Ministério.
A avaliação de Ciências Contábeis e de Administração decorreu do processo de renovação do reconhecimento dos respectivos cursos, implantados em 2002. Portanto, os primeiros da história da Faculdade. O curso de Enfermagem também obteve conceito 4, de acordo com o relatório da Comissão de Avaliadores do MEC no reconhecimento do curso.
O curso de Direito obteve o conceito 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Outro dado positivo do curso de Direito refere-se ao índice de aprovação dos discentes no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Dentre as instituições de ensino superior na rede privada, a Faculdade de Ilhéus é a que obteve o maior percentual de aprovação no décimo Exame de Ordem, realizado no ano passado.
Ao curso de Nutrição foi atribuído também o conceito 3 e para Odontologia foi concedido conceito 4, considerando o seu processo de implantação, que ocorreu no primeiro semestre do ano passado.
Nota Máxima – O conceito cinco é um feito histórico para qualquer instituição de ensino superior do País. Para o diretor da Faculdade e atual coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor doutor Almir Milanesi, receber a nota máxima – que significa um perfil excelente de qualidade – é motivo de enorme satisfação pelo esforço conjunto da equipe de professores e pela dedicação e interesse dos alunos.
Milanesi destaca ainda o alto índice de aprovação dos estudantes de Ciências Contábeis no exame de proficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a facilidade de acesso que os egressos do curso têm tido no mercado de trabalho. “Considerando que há vários cursos superiores de Contabilidade na região, a nota de excelência nos dá otimismo e mais responsabilidade diante do próprio curso”, avalia.
Pilares – Para o ex-coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor mestre Elifaz Anunciação, uma das características para o desempenho do curso está relacionada ao padrão de alinhamento entre a prática e a teoria contábil construído pela equipe de professores. Ele afirma que o projeto pedagógico do curso está baseado em três perspectivas: a prática do laboratório contábil, a pesquisa e o foco no exame do CRC e em concursos da área.
Segundo Elifaz, em todas as 41 disciplinas do curso são utilizadas questões de concursos e do exame de suficiência, relacionando o assunto abordado com os quesitos mais cobrados nesses exames. Ele ressalta também como diferencial, a prática de ensino alicerçada no empreendedorismo, o perfil dos alunos e a estrutura e apoio da direção da instituição na construção de um ensino superior competitivo.