O vereador Cosme Araújo (PDT) aprecia uma boa plateia. Só usa o microfone da câmara quando o plenário está cheio. Nas sessões especiais, que debatem assunto único, o vereador nem aparece, já que não é possível falar mal do prefeito.
De fato
O secretário de relações institucionais da prefeitura de Ilhéus é o ex-vereador Jailson Nascimento. Isso por direito. De fato, o grande articulador do governo com sindicatos, aliados e a câmara de vereadores é o irmão do prefeito, John Ribeiro.
Exonerar pra quê?
Um dos primeiros atos de Jabes como prefeito foi exonerar servidores concursados. Onze dos dispensados em janeiro foram recontratados na semana que se encerra. O prefeito comprou o desgaste desnecessariamente. Mandou embora quem faria falta e precisaria ser recontratado.
Cede ou racha
Aliados de Jabes começam a reclamar da distribuição do bolo. Uns com muitos, outros chupando dedo e engolindo a seco os vetos de John. Se até o fim deste mês a divisão não for mais generosa, vai ter gente pulando do barco.
Em campanha
Chega a Ilhéus na segunda-feira (15) o presidente da BahiaGás, Davidson Magalhães. Na agenda, reunião com o prefeito Jabes Ribeiro para discutir a participação do PCdoB no governo e, por tabela, a aliança na campanha de 2014 para deputado federal.
Gás
Além do gás que pretende dar na pré-campanha, Davidson anunciará investimentos da estatal em Ilhéus. O comunista passará a semana toda na região.
Cosme, o provocador
Alguém avisa ao vereador Nerival (PCdoB) que não caia nas provocações do colega Cosme Araújo (PDT).
Nas duas vezes que usou a tribuna da câmara neste ano, o comunista começou com discursos colaborativos, na linha do que vinha sendo debatido. Lá pelas tantas, ele se perde e cai na armadilha.
Cosme que não é besta, já sabe a fórmula para tirar Neri do sério.