Duas medalhas de bronze foram o resultado da participação da Bahia na etapa regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades coletivas, encerrada na manhã deste domingo, 16, em Natal/RN.
Apesar da conquista do terceiro lugar, as equipes baianas de futsal e voleibol, ambas masculinas e da faixa etária de 12 a 14 anos, não foram classificadas para a etapa nacional do evento, que acontece entre 12 e 25 de novembro, também na capital do Rio Grande Norte para as duas faixas etárias – 12 a 14 e 15 a 17 anos.
A primeira equipe baiana a assegurar o terceiro lugar foi a de futsal, composta por alunos do colégio Integral. A disputa acirrada foi contra a equipe do Maranhão, com decisão do jogo feita por pênaltis, já que a partida terminou empatada em 2 a 2 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, a Bahia levou vantagem e finalizou placar em 8 a 7.
A segunda medalha de bronze veio do voleibol da equipe do Colégio Militar de Salvador, que nesta edição estreou sua participação numa etapa dos Jogos Escolares da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O jogo, bastante disputado, foi contra a equipe do Piauí e terminou em 2 sets a 1 para a equipe baiana.
Também classificadas na etapa semifinal para disputa do terceiro e quarto lugares, as equipes de futsal feminino (12 a 14 anos, do Colégio Integral) e de voleibol masculino (15 a 17 anos, do Colégio Módulo) ficaram em quarto lugar em suas respectivas modalidades – futsal enfrentou a equipe da Paraíba, com decisão sendo feita por pênaltis (jogo terminou empatado em 2 a 2). O voleibol jogou contra o Piauí, perdendo por 2 sets a 0.