A delegação da Bahia já se encontra em São Paulo, capital, para participação nas Paralimpíadas Escolares/2022, com provas a iniciarem nesta quarta-feira, 23, no Centro Paralímpico Brasileiro. Com a presença de mais de 1.300 atletas de 7 a 14 anos de todo o Brasil, representando 25 estados em 14 modalidades esportivas, a edição 2022 é considerada uma das maiores desde que o Comitê Paralímpico Brasileiro começou, em 2006, a organizar torneios esportivos reunindo pessoas com deficiência.
A Bahia está representada por 12 atletas estudantes que disputarão medalhas com jovens da mesma faixa etária, em provas disputadas no Centro Paralímpico Brasileiro, referência mundial em equipamento esportivo.
Além dos estudantes atletas, integram a delegação baiana técnicos, gestores de esporte e mães dos jovens que, a depender da deficiência, precisam do acompanhamento de um familiar maior de idade. Ao todo, são 30 pessoas, tendo como chefe da delegação o professor de Educação Física, Virgílio Leiro.
A viagem aérea de todo o grupo da Bahia até a capital paulista foi garantida com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, numa parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar.