ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DENÚNCIA: PRECARIZAÇÃO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ILHÉUS

A falta de fiscalização na Vigilância Sanitária de Ilhéus tem gerado preocupação entre farmacêuticos da cidade. Três profissionais procuraram o site Ilhéus 24h para denunciar a falta do profissional farmacêutico na vigilância sanitária local.

Segundo eles, a presença do profissional é obrigatória para fiscalizar estabelecimentos como farmácias, drogarias, laboratórios de análises clínicas, indústrias de cosméticos, entre outros.

A fiscalização profissional, sanitária e técnica dessas empresas é fundamental para garantir a qualidade e a saúde da população. No entanto, segundo relatos dos denunciantes, há mais de 5 meses a vigilância sanitária de Ilhéus está sem um profissional farmacêutico contratado para realizar essas fiscalizações.

A reportagem do Ilhéus 24h apurou que a única farmacêutica que havia na vigilância sanitária teve que sair por motivos pessoais e os demais profissionais da cidade já têm outros vínculos e não podem assinar pelos estabelecimentos de saúde em nome da vigilância sanitária.

Os denunciantes afirmam que a contratação de um novo profissional tem demorado e que o Estado tem dado apoio às farmácias, mas as inspeções estão demorando devido à grande demanda. Enquanto isso, eles estão emitindo uma declaração de tramitação de alvará como documento para que os estabelecimentos de saúde possam continuar operando.

É fundamental que o poder público tome as providências, para mudar esse quadro. A população e a própria categoria, são prejudicados com essa situação.