Hoje (26/03), comemora- se o Dia do Cacau, principal matéria-prima para a produção do chocolate.Vale ressaltar, que tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei de autoria do deputado Bebeto (PSB/BA) que estabelece o mínimo de 35% de cacau na fabricação de chocolate.
De acordo com o deputado Bebeto, este tema merece maior destaque na agenda do Governo, pois incentiva a melhoria da qualidade dos produtos e promove o desenvolvimento do setor, beneficiando diretamente os agricultores, comerciantes, indústria e, principalmente, o consumidor
CEPLAC
Este ano, a data merece uma comemoração especial, pois no último dia 03/11, foi publicado no Diário Oficial da União, a lei que devolveu a CEPLAC (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira) o seu status original, como órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Isso porque no dia 1º de abril de 2017, um decreto do presidente Michel Temer havia transformado a CEPLAC em um departamento da Secretaria de Mobilidade Social do Produtor Rural e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura. A decisão preocupou não apenas o nosso mandato como também aos produtores de cacau do sul da Bahia, pois a medida poderia prejudicar o futuro da CEPLAC.
Mas a situação foi revertida,graças a união e participação de diversos segmentos da sociedade: trabalhadores, produtores de cacau, empresários, políticos e a sociedade civil, que juntos lutaram com firmeza e determinação que se juntaram ao esforço do nosso mandato.
O deputado federal Bebeto informa que continuará lutando para que a CEPLAC ganhe mais investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia. Além de lutar também por investimento no quadro de pessoal através da valorização dos técnicos vigentes e na realização de concurso público. Isto é necessário para que este importante instrumento continue a contribuir para o desenvolvimento do Estado da Bahia e do Brasil