Imagens de pneus descartados irregularmente na Rua Amélia Nunes, no centro de Ilhéus, foram enviadas por um leitor, na manhã deste domingo (12), à redação do site Ilhéus 24H. A quantidade impressiona.
A prática de descarte inadequado de pneus é considerada uma infração ambiental e pode resultar em multas e penalidades para os responsáveis, conforme estabelecido pela Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além das consequências legais, os surtos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti estão diretamente relacionados ao descarte irregular de pneus e outros objetos que possam acumular água parada, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito, sobretudo nesse período do ano.
É preciso que as autoridades intensifiquem a fiscalização e apliquem multas aos responsáveis pelo descarte inadequado de resíduos sólidos. Além disso, é fundamental que a população seja conscientizada sobre a importância de descartar seus resíduos de forma correta e responsável.