Foi preso por volta das 18h o homem que aparece em vídeo com uma marreta quebrando os vidros da fachada da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (06) em Ilhéus. Identificado pelos vídeos como Valério Santos, ele danificou à marteladas uma parte da fachada do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Poder Legislativo de Ilhéus.
O homem usava uma cadeira de rodas e pelo apurado até o momento, não seria um ato contra a instituição diretamente, mas sim em função de um desentendimento pessoal com um vereador da Casa.
Em nota, a Câmara chegou a se manifestar “Lamentamos profundamente o ocorrido e encaminharemos a apuração dos fatos à Coordenadoria de Polícia do Interior, a quem caberá apurar e tomar as providências cabíveis.”
O art 163 da constituição considera vandalismo o ato de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: a pena é detenção, de um a seis meses ou multa. No caso de Valério, há um qualificador já que o crime foi cometido contra o patrimônio do Município. (Redação dada pela Lei nº 13.531, de 2017). Ele está detido na Delegacia de Policia de Ilhéus e terá que pagar os danos contra o patrimônio público.