O protesto de moradores e pequenos agricultores de Buerarema continua travando a BR-101. O movimento começou por volta das 08h da manhã e não tem prazo para acabar. O congestionamento já se aproxima do semianel rodoviário de Itabuna.
Desde cedo, são queimados pneus e muito lixo. Árvores foram derrubadas na pista e nenhum tipo de veículo pode passar pelo local.
Ao ILHÉUS 24H, o vice-prefeito e secretário de administração de Buerarema, Juninho, contou que a principal reivindicação é a efetivação das três bases de segurança prometidas pelo governo federal na cidade. Segundo ele, as associações de produtores montaram toda a estrutura para receber os policiais federais, mas a União argumenta que não há efetivo.
As bases permitiriam que várias reintegrações de posse acontecessem, como determinadas pela justiça, depois que as terras foram invadidas por índios. De acordo com o vice-prefeito, são cerca de 100 pequenas propriedades invadidas.
Mais cedo, houve momentos de tensão entre os manifestantes e homens da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional. Viaturas foram apedrejadas e os agentes usaram armas letais e de balas de borracha para afastar a população.