Foi o que apontou pesquisa da Sócio Estatística realizada entre os dias 19 e 24 deste mês, com 817 itabunenses.
Segundo o estudo, se a eleição fosse agora, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita por 31,9% dos entrevistados. A petista é seguida de longe pelo tucano José Serra (16,4%) e por Marina Silva (13,8%), ainda sem partido. Joaquim Barbosa (8%), Aécio Neves (5,3%) e Eduardo Campos (0,9%) também aparecem na consulta.
A pesquisa ouviu os itabunenses também sobre a sucessão de Jaques Wagner ao governo do Estado. O prefeito de Salvador, ACM Neto, do Democratas, alcançou 31,6% da preferência na pesquisa estimulada.
O ex-governador Paulo Souto aparece em segundo, com 20,1%, seguido de Geddel, do PMDB, com 8%. Da base aliada ao governador Wagner, a melhor posicionada é a senadora Lídice da Mata (PSB), com 6,5% da preferência. Walter Pinheiro teria 2,6%, Otto Alencar e Marcelo Nilo, 1% cada. Rui Costa, 0,5%.
ELEIÇÃO PARA DEPUTADO
A Sócio Estatística perguntou também aos 817 entrevistados sobre as eleições para deputado federal e estadual.
Para a câmara dos deputados, o nome mais forte em Itabuna é o de Geraldo Simões, que, segundo o estudo, renovaria seu mandato. Entre os preferidos, surgiram também o ex-prefeito Capitão Azevedo e o presidente da Bahia Gás, Davidson Magalhães.
Para deputado estadual, desponta o Capitão Azevedo, com 18,1% da preferência. A lista é concluída assim: Augusto Castro 16,4%, Renato Costa e Coronel Santana 7,7% cada um, Major Serpa 5,9%, Glebão 5,4%, Edson Dantas 5,3%, Aldenes Meira 3,1%, Major Fábio 2,9%. Nulos somariam 12,7% e não responderam 14,8%.