Pais e responsáveis por alunos que fazem parte da Rede Municipal de Educação de Ilhéus realizam movimento nesta quarta-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 16h, para exigir que o poder público tome providências a fim de garantir o cumprimento da oferta dos 200 dias letivos como determina a lei.
No último dia 31 de outubro, fontes informaram ao Site Ilhéus 14h, que o ano letivo presencial em Ilhéus será encerrado mais cedo do que o previsto, em 30 de novembro. A decisão de antecipar o encerramento das aulas, originalmente previstas para 22 de dezembro, conforme o calendário letivo de 2023, foi justificada, segundo as mesmas fontes, como uma manobra do governo municipal para diminuir os pagamentos salariais, bem como, o décimo terceiro. (Relembre aqui)
A decisão provocou preocupação e indignação entre a comunidade em geral. “Venham fazer parte do Movimento de Pais da Rede de Educação de Ilhéus na luta pelos direitos de nossos filhos e filhas à educação pública, gratuita e de qualidade, respeitando os princípios legais e a dignidade humana de estudantes, pais e servidores contratados. É um ABSURDO a antecipação do término das aulas para o dia 30 de novembro assim como é igualmente absurda a demissão de professores e demais funcionários contratados no dia 30.”