ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DIRETOR É DENUNCIADO POR ASSÉDIO EM ITABUNA

O diretor do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), Denelísio Nobre, deixou o cargo após ser denunciado por estudantes por importunação sexual, assédio moral e racismo. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) tomou a decisão após o caso vir à tona durante uma palestra realizada na unidade de ensino.

A advogada Úrsula Matos, que ministrou palestras sobre violência doméstica, assédio sexual e moral na escola e no trabalho, relatou que diversos alunos a procuraram após sua apresentação para relatar as situações vividas na instituição.

“Ao final da palestra, mais de 20 adolescentes e jovens se aproximaram e começaram a contar os episódios que estavam vivenciando. Meninas relataram que o diretor fazia propostas indevidas, oferecendo dinheiro para favores sexuais. Uma delas afirmou que ele chegou a ofertar R$ 200 para que lhe desse um beijo na boca”, disse a advogada.

As denúncias foram registradas na Delegacia Territorial de Itabuna e estão sob sigilo de Justiça. A Secretaria de Educação do Estado informou que, inicialmente, o diretor foi afastado de suas funções e, posteriormente, alegou que a saída ocorreu por motivos de saúde. O órgão também destacou que a direção do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), a Ouvidoria e a Corregedoria estão acompanhando o caso e mantendo diálogo com a comunidade escolar.

Para a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, Denelísio Nobre negou as acusações e disse desconhecer o teor das denúncias. Ele destacou ter mais de 30 anos de atuação na educação em Itabuna, sem registros de reclamações anteriores, e optou por não conceder entrevista.

Reunião com linguajar impróprio e insistência por beijo

Segundo Úrsula Matos, os estudantes também denunciaram um episódio ocorrido em 2024, durante uma reunião com o diretor, em que ele teria utilizado expressões de teor sexual. A insistência em comportamentos inadequados e o uso de linguagem imprópria geraram desconforto entre os alunos, fortalecendo as denúncias contra ele.

A investigação segue em andamento, e o caso continua sob acompanhamento das autoridades competentes. O afastamento de Denelísio Nobre foi recebido como uma medida necessária para a segurança dos estudantes e para o esclarecimento dos fatos.