O calendário para a reposição das aulas na rede municipal de ensino de Ilhéus foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, conforme informou a diretora técnica pedagógica, Ana Angélica Serafim Lima, ressaltando que todos os sábados dos meses de novembro e dezembro foram reservados para que os alunos possam cumprir integralmente as suas cargas horárias, além dos dias 23, 26 e 27 deste mês.
A reposição tornou-se necessária devido à paralisação parcial dos professores, que reivindicavam aumento salarial e denunciavam o descaso com o setor por parte da prefeitura de Ilhéus.
Para que os estudantes não fossem prejudicados, o calendário, além de envolver os sábados de novembro e dezembro, e mais três dias úteis, incluirá também todo o mês de janeiro com dois sábados, dias 4 e 18. Já no que se refere ao mês de fevereiro, serão utilizados os 22 dias úteis, e mais dois sábados, dias 1º e 15, encerrando a reposição em março com a aplicação de aulas nos dias 6 e 7.
“Sendo assim, completamos um total de 54 dias letivos, o que corresponde totalmente ao período de paralisação, e pela participação dos alunos, acreditamos que atingiremos as metas traçadas”, afirmou Ana Angélica.
Ainda de acordo com a diretora técnica pedagógica, o conselho de classe final será realizado no dia 10 de março, e no dia seguinte será apresentado e divulgado o resultado final do ano letivo, abrindo-se o período de férias estudantil no dia 12 do mesmo mês até o dia 10 de abril, uma vez que o reinício das aulas está marcado para o dia 14.
“De acordo com Ana Angélica, pelo apoio que vem recebendo do prefeito Jabes Ribeiro e de todos os colaboradores, a secretária Marlúcia M. da Rocha está bastante satisfeita com o resultado da reposição das aulas, e confiante na participação efetiva de todos”, finalizou.