Dona Dejanira, de 75 anos, moradora do distrito do Retiro, na Zona Rural de Ilhéus, está classificada para a etapa final do projeto “lápis na mão” na categoria “contação de história”. Em sua 13ª edição, o projeto Lápis na Mão é uma iniciativa da TV Santa Cruz e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A ação é destinada para alunos de colégios públicos e particulares dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Este ano, com o tema “Leitura e afeto: Saber para cuidar”, os estudantes participam de concursos de contação de histórias, desenho e redação. Dona ‘Deja’, como é carinhosamente conhecida, tem dois filhos, seis netos e cinco bisnetos. Ela é muito querida na comunidade onde mora, isso reflete na grande torcida para que a sua história seja a vencedora do projeto. A atitude de Dona Deja também mostra para todos que a educação nos permite chegar a caminhos inimagináveis.
No vídeo, Dona Deja conta a história do jacaré Billy. As votações se encerram no dia 17 de novembro. O evento final acontece no dia 21 de novembro. Para votar, basta clicar no link: https://projetolapisnamao.com.br/contadores-de-historia/