Um passo importante para a dinamização da chegada de navios de cruzeiro no Porto de Ilhéus será dado a partir desta segunda-feira (24), quando a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) passa a receber propostas de empresas interessadas em realizar a dragagem de manutenção do porto da cidade. Edital de licitação neste sentido, na modalidade pregão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 20.
A obra permitirá o restabelecimento do calado de 10,5 metros do porto, favorecendo a atracação de navios maiores e a operação de navios de cruzeiro. “Esta é uma grande luta nossa que finalmente obtém resultado, depois de muitas reuniões realizadas aqui e em Brasília para que a dragagem acontecesse”, afirma o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Segundo ele, a intervenção possibilitará o aumento da circulação de navios de cruzeiro pelo porto da cidade durante o verão, permitindo que um número maior de turistas possa conhecer as belezas e o patrimônio de Ilhéus e toda a rica tradição em torno da cultura cacaueira da região.