No último mês, dois jovens morreram após receberem descargas elétricas enquanto usavam o celular ligado à tomada. Nos dois casos, estava chovendo no momento do choque. Em outro caso, um carregador mal conservado provocou um choque elétrico que matou a dona do aparelho.
O técnico Wissam Atie, especializado em assistência técnica de iPhone, diz que esses casos são fatalidades e que poderiam acontecer durante o uso de outros equipamentos ligados à tomada. “Esses casos podem acontecer porque as pessoas usam cabos desgastados e desencapados. Poderia acontecer com qualquer outro aparelho mal conservado, até um liquidificador”.
Wissam diz que a probabilidade dessas descargas elétricas estarem relacionadas ao carregamento dos aparelhos e não à tempestade é remota, mas diz que as pessoas devem ficar atentas ao estado de conservação das baterias, para evitar explosões. “Se ela estiver inchada, com dano aparente ou exposta, o ideal é trocar”.
É perigoso atender o celular carregando?
Hoje em dia o celular tem muitas funções e acabamos ficando com ele na mão por muito tempo, mas ainda há quem use o aparelho colado à orelha, para receber e fazer ligações.
Renato Santos, professor de eletrotécnica, diz que o ideal é tirar o aparelho do carregador para atender uma chamada. “Ao atender o telefone, lembre de desconectar do plug. Se precisar carregar, conecte novamente, mas é sempre importante desconectar ao usar”.
Outros cuidados
Especialistas alertam para cuidados que devem adotados durante tempestades com incidência de raios. Entre elas está o não uso do celular ou equipamentos eletrônicos ligados na tomada.
Buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria;
Ficar longe de portas e janelas com grade – condutores de eletricidade;
Não usar celular ou segurar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Permanecer dentro de automóveis, caso a pessoa esteja na estrada;
Em casos de espaços abertos é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.